Title
Search
All Issues
821 
Ano: 2012  Vol. 16   Num. 1  - Jan/Mar - (1º)
DOI: 10.7162/S1809-48722012000100001
Print:
Seção: Editorial
Versão em PDF PDF Português Versão em PDF English PDF Texto Text in English
Editorial
Editorial
Author(s):
Geraldo Pereira Jotz
Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

Editorial Respirador Oral - Uma Doença Socialmente Crônica

Volume 16 (1) - Jan/Fev/Março - 2012


Prezado (a) Colega,


Para termos qualidade de vida, a respiração nasal é uma das mais variadas condições essenciais. Alguns estudos mostram prevalências muito altas de uma doença que pode ser tratada e orientada, quanto aos seus cuidados, de maneira muito efetiva. No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, a Otorrinolaringologia é a terceira especialidade que a população tem menor acesso no tratamento ambulatorial, só perdendo para a Ortopedia e para a Oftalmologia (dados da Secretaria Estadual de Saúde de novembro de 2011). Cabe aqui colocar que este é um dos fatores que devem preocupar não só aos otorrinolaringologistas, mas sim, aos gestores públicos de saúde, pois muitas vezes perde-se em qualidade de vida com causas que seriam facilmente administráveis e controladas, se a população tivesse acesso aos especialistas da área. Um dos artigos publicados neste volume faz uma avaliação sobre a Síndrome do respirador Oral e o impacto negativo que esta traz na qualidade de vida das pessoas, principalmente quanto a problemas nasais, sono e alimentação. No artigo se faz referencia que a rinite alérgica tem um papel importantíssimo como fator causal do respirador oral das crianças e adolescentes.

A Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, neste ano de 2012, premiará três trabalhos de revisão sistemática (Metanálise), procurando dar ênfase a modelos de artigos que formam as bases e conceitos no conhecimento universal.

Os trabalhos concorrentes deverão, obrigatoriamente, ser publicados nos fascículos de 1 a 4 do volume 16, do ano de 2012. As regras para concorrer aos prêmios constam nesta revista.


Esperamos revê-los em futuras publicações.


Um grande abraço,


Geraldo Pereira Jotz
Editor-Chefe
Revista @rquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
(International Archives of Otorhinolaryngology Journal)
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024